Dicas para viagens



1.
Prepare o seu espírito para uma viagem na qual o que importa é curtir e desfrutar e não consumir. Leve em conta seus interesses pessoais e preparo físico na hora de escolher um roteiro. Seja participativo e solidário. Lembre-se de que todo motociclista é um irmão. Quando houver necessidade, ofereça ajuda.


2.
Se você esta indo para algum encontro, ligue para o motoclube anfitrião certificando-se das informações que nos foram passadas, uma vez que não temos como saber de mudanças repentinas no cronograma.


3.
Lembre-se de revisar a sua moto seguindo o “manual de proprietário” da sua máquina. Este procedimento simples, com certeza, evitará possíveis transtornos durante sua viagem. Você deve também conferir todo o equipamento que vestirá, bem como a documentação, sua e da moto, para que tudo transcorra na mais perfeita ordem.


4.
Ao definir o seu roteiro de viagem determine se possivel os locais de abastecimento. A indicação é de que você deve abastecer a cada 150km, aproveitando para dar uma olhada geral na moto e na bagagem e, na oportunidade, fazer exercícios de alongamento.


5.
Escolha a hospedagem e entre em contato para fazer reserva.


6.
Leve o mínimo de bagagem possível, roupas leves, sapatos adequados e confortáveis.


7.
Respeite as comunidades locais, seus valores, crenças e costumes. Não tenha atitudes que impactem com a tradição local. Como exemplo podemos citar que algumas comunidades indígenas não permitem fotografia.


8.
Leve seu filme fotográfico, escolhendo o ISO de acordo com suas intenções. Evite compra-lo em locais que recebam sol e que tenha origem duvidosa. Procure sempre uma loja especializada.


9.
Evite pilotar sozinho e a noite por estradas não conhecidas.


10.
Se você leva carona, lembre-se de tocar-lhe de quando em quando para evitar que ele cochile. Existe estatística que mostram índice elevado de acidentes porque o carona dormiu e provocou o desequilíbrio do conjunto.


11.
Não informe o seu destino para desconhecidos. Diga sempre o roteiro inverso.


12.
Além das ferramentas que acompanham sua motocicleta, procure também levar, se possível, os seguintes utensílios:
– Kit de reparo rápido para furos em pneus sem câmara.
– Spray para enchimento emergencial de pneu com câmara.
– Lâmpadas sobressalentes.
– Cabos de embreagem e de acelerador.
– Velas de ignição.


13.
Cuidado com as sombras sobre o asfalto, ela pode esconder buracos.


14.
Se algum colega já fez a viagem que você planeja, expecule-o sobre tudo que você deseja saber. Lembre-se de que a humildade atalha caminhos.


15.
No mais, é aproveitar. Boa viagem!. 

« Voltar