impostos

Governo aumenta IPI de motos para 35%junho 1, 2012


O governo federal publicou hoje, dia 31 de maio, no Diário Oficial da União, o decreto 7.741 da presidente da República, Dilma Rousseff, que sobe a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de motocicletas para 35%. As alíquotas anteriores, segundo o Fisco, eram de 15% para motos de até 50cc e 25% para motos acima de 50cc.

A medida, válida para produtos importados e nacionais, beneficia a Zona Franca de Manaus, onde hásuspensão de IPI. Na região, no entanto, se concentra cerca de 98% da produção das motos vendidas no país.

A nova alíquota valerá somente a partir de setembro deste ano, uma vez que, por se tratar de aumento de tributação, é necessário o período de 90 dias para vigência.

Segundo a Abraciclo, apenas 2% das motos vendidas no Brasil atualmente são importadas e, deste total,1,7% correspondem a modelos com motores de 50 cm³ ou menos. Assim, este segmento deverá ser o mais atingido, com sua alíquota de IPI subindo de 15% para 30%. Segundo a associação, ainda é cedo para avaliar os novos preços.

As motos de alta cilindrada não são afetadas pelo novo imposto, pois o IPI para esse segmento já era de 35%.

A decisão é semelhante ao que foi feito no caso dos carros importados de fora do Mercosul e México – países com os quais o Brasil possui acordo automotivo. No fim do ano passado, o governo subiu em 30 pontos percentuais o IPI dos importados com o objetivo de proteger a indústria nacional e estimular investimentos no país.

Fonte: Blog Duas Rodas

Deixe o seu comentário

COMENTAR

Powered by Facebook Comments


Related Posts

Site elege os 50 melhores riffs de guitarra de todos os tempos
Site elege os 50 melhores riffs de guitarra de todos os tempos
Isso ai é Rock n' Roll
Últimas Camisas Rockout Motherfuckers! A venda!
Últimas Camisas Rockout Motherfuckers! A venda!
Rockout
Homenagem ao dia das mulheres
Homenagem ao dia das mulheres
Geral

Leave a Reply