easyrider

Panhead Easy Rider | Uma réplica perfeitajaneiro 10, 2012


 

Easy Rider (título em portugês: Sem Destino) é um filme de 1969 escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern (produzido por Fonda e dirigido por Hopper).

No longa, dois motociclistas tentam alcançar a liberdade pessoal viajando através do sul e sudeste dos Estados Unidos, em busca de sexo, drogas e rock and roll. O filme se tornou um clássico e um símbolo da contracultura dos anos 60 (se não assistiu, assista).

Alguns protagonistas do filme se tornaram ícones, como a música “Born to Be Wild” e a moto usada pelo personagem de Peter Fonda (Wyatt ou “Capitão América”); e é sobre essa lendária Harley-Davidson transformada em uma chopper de garfo alongado e com a pintura da bandeira norte americana no tanque que vou falar hoje.

A moto foi construída a partir de uma Harley Davidson Hydra Glide 1952 comprada por Fonda num leilão, mas da original não sobrou quase nada, a não ser o motor “Panhead” de 1.200 cc.

A máquina foi desenhada por Tex Hall e construída por Vaughn Cliff Ohrt. Foi Ohrt que teve a ideia de pintar a moto com as cores da bandeira americana (daí o nome “Capitão América”).

Há muitas réplicas do moto em toda parte do mundo. A Harley-Davidson mantém uma réplica perfeita dessa moto em seu museu aqui no Brasil. A Panhead Easy Rider (motor de 1.200cc e 75cv) pode ser vista no Harley Motor Show (HMS), em Gramado no Rio Grande do Sul.

Abaixo os detalhes técnicos da moto usada no filme:
Classe: Chopper Early
Ano de Fabricação: 1969
Motor: 4 tempos Twin-v, 74 polegadas cúbicas Harley-Davidson 1200 cc.
Transmissão: Harley-Davidson, de 4 velocidades – carburador Linkert
Roda Dianteira: Spoke – 21 polegadas
Roda Traseira: Spoke – 16 polegadas
Pneu Traseiro: 120 milimetros
Freio traseiro: Tambor
Freio dianteiro: Não possui
Suspensão traseira: Hardtail
Escapamento: em aço inoxidável “Kick-up Fishtails”
Altura do assento: 81 cm
Garfos dianteiros: “telescópicos” estendidos a 12 polegadas
Potência: 60 HP a 6000 rpm
Velocidade: 144 km/h – percorrendo 500 metros em 11,5 segundos aproximadamente.

Fonte: Duasrodas.blog.br

 

Deixe o seu comentário

COMENTAR

Powered by Facebook Comments

Leave a Reply